Se está a planear um projeto de construção ou ampliação num terreno rústico, a menos de 50 metros de uma área florestal, é crucial estar ciente dos desafios específicos impostos pela legislação para proteger as áreas florestais contra incêndios rurais.
Em casos como estes, os municípios podem exigir uma Análise de Risco de Incêndio Rural para aprovar o seu projeto.
O que isto implica para si?
Em termos simples, a avaliação abrange a estimativa do calor incidente num edifício quando confrontado com diferentes cenários de propagação de chamas nas imediações.
Este processo envolve uma avaliação cuidadosa do fluxo de calor incidente em edifícios, considerando vários cenários de envolvente, como áreas com vegetação herbácea de 20cm de altura, com ou sem árvores, e áreas com arbustos de altura média de 50cm, também com ou sem árvores. A análise é ainda ajustada para diferentes declives, variando de 0º a 40º.
A nossa equipa, especializada em Análises de Risco de Incêndio Rural, está aqui para garantir que o seu projeto cumpra todas as normas e regulamentações.
Colaboramos com entidades externas, como a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e a Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil, da Universidade de Coimbra (ACIV_UC), para garantir uma abordagem abrangente.
Ao recorrermos a normas internacionais, como a Norma Australiana AS 3959:2018 e o Código de Construção Norte Americano Wildland Urban Interface Code 2021, adaptamos as melhores práticas globais à realidade nacional da construção civil em Portugal.
Se o seu projeto exige uma Análise de Risco de Incêndio Rural, estamos prontos para o ajudar.
Entre em contacto connosco, e a nossa equipa terá todo o prazer em desbloquear o seu projeto, garantindo a segurança e conformidade necessárias.